Especialidades

Médicos

    
    

    
    

    
    

    
    

    
    

    
    

    
    

    
    

    
    

    
    

    
    

    
    

    
    

    
    

    
    

    
    

    
    

    
    

    
    

    
    

    
    

    
    

    
    

    

Odontologia

    
    

    
    

    
    

    
    

    
    

    
    

    
    

Psicologia

    
    

    
    

    
    

    
    

    
    

    
    

    
    

    
    

    
    

    
    

    
    

    
    

Fisioterapia

    
    

    
    

    
    

    
    

    
    

    
    

    
    

    
    

Artigo

HIPOTIREOIDISMO

SERGIPE SAúDE: Dr. Carlos, o que é o hipotireoidismo e como se diagnostica?

DR. CARLOS ALBERTO: é uma Síndrome clínica resultante da deficiência dos hormônios tireoideanos, lentificando de forma generalizada as funções biológicas. é uma doença comum afeta 1- 5% da população em geral, principalmente mulheres após menopausa. O diagnóstico é simples e se fundamenta através das dosagens hormonais: TSH e t4 Livre. O diagnóstico é confirmado quando o TSH for maior que 4,0 e T4 livre estiver abaixo do valor de referência do laboratorio, onde foram realizados os exames hormonais.

SERGIPE SAúDE: Quais os sintomas mais frequentes causados pelo hipotireoidismo?

DR. CARLOS ALBERTO: Aumento de peso pela lentificação do metabolismo, intolerãncia ao frio, obstipação, queda de cabelos e unhas, pele ressecada, sonolência, fadiga física e mental, memorização fraca, redução da frequência cardíaca, aumento da pressão arterial mínima, aumento do colesteral, anemia, irregularidade menstrual nas mulheres e redução da libido nos homens, redução da velocidade de  crescimento em crianças.

SERGIPE SAúDE: Existe cura para o hipotireoidismo?

DR. CARLOS ALBERTO: Não, o tratamento se dá pelo uso da reposição hormonal (tiroxina) de forma contínua. Usar o comprimido 40 minutos antes do café da manhã em jejum com água. Observação não usar leite nem suco com o comprimido, pois esses alimentos interferem na absorção da medicação.

SERGIPE SAúDE: Quais outras doenças o hipotireoidismo pode acometer se não tratada corretamente?

DR. CARLOS ALBERTO: Dispilidemia (aumento do colesterol total), anemia crônica, bradicardia (redução da frequencia cardíaca), aumento da pressão arterial mínima, baixa estatura em crianças e influência neurológica irreversível em crianças quando apresentam hipotireoidismo congênito se nao tratado a tempo pelo teste do pezinho, por sinal o teste é obrigatório por Lei federal toda criança deve realizar o teste do pezinho 48-72 horas horas após nascimento.

SERGIPE SAúDE: Considerações finais sobre o assunto e dicas para uma vida saudável de quem está acometido dessa doença.

DR. CARLOS ALBERTO: é de fundamental importância o exame clínico da tiroíde através da palpação da glândula e quando indicação médica investigação através das dosagens hormonais (TSH, T4 livre e Anticorpos Antiperoxidase) e ultrasonografia da tiroíde.

Em algumas situações devemos pensar na possibilidade da causa dos sintomas serem devidos ao hipotireoidismo como: anemia crônica, irregularidade menstrual em mulheres, bradicardia, hipertensão arterial as custas da pressão arterial mínima, dificiência do crescimento em crianças entre outras alterações.

Por fim, é de fundamental importãncia a investigação da tireóide, pois essa glândula é muito importante para o bom funcianamento do nosso organismo.

Enviado por: Dr(a). Carlos Alberto Menezes, Médico
Data: 22/01/2011
:: Copyright © 2009. Sergipe Saúde. Todos os direitos reservados :::::: Administrador Senha