Especialidades

Médicos

    
    

    
    

    
    

    
    

    
    

    
    

    
    

    
    

    
    

    
    

    
    

    
    

    
    

    
    

    
    

    
    

    
    

    
    

    
    

    
    

    
    

    
    

    
    

    

Odontologia

    
    

    
    

    
    

    
    

    
    

    
    

    
    

Psicologia

    
    

    
    

    
    

    
    

    
    

    
    

    
    

    
    

    
    

    
    

    
    

    
    

Fisioterapia

    
    

    
    

    
    

    
    

    
    

    
    

    
    

    
    

Artigo

PROBLEMAS COMUNS DA MãO

SERGIPE SAúDE: Quais são os problemas mais comuns relacionados com a mão?

DR. THIAGO: Os problemas mais comuns relacionados à mão são: Síndromes de Compressão Nervosa, dentre essas lesões a mais comum é a lesão do nervo mediano causando a Síndrome do Túnel do Carpo; outro problema correlacionado são as tendinites principalmente a Tendinite D`Quervain que causa dores na região dorsal do polegar quando o paciente tenta encostar o polegar na palma da mão. Também é comum encontramos as fraturas de rádio e ulna.

SERGIPE SAúDE: O que acarreta o formigamento e dormência nas mãos, principalmente no período noturno?

DR. THIAGO: O formigamento e dormência chamam-se Parestesia e é característico da compressão de estruturas nervosas. Após o uso intenso do punho durante as atividades do dia ? a - dia pode ocorre acúmulo de líquido nesta região comprometendo, na maioria das vezes, o Nervo Mediano.
 
SERGIPE SAúDE: Quais os conselhos que o senhor daria para pessoas acometidas de tendinites freqüentes ocasionadas por longos períodos de trabalho com as mãos?

DR. THIAGO: O conselho é obedecer às pausas necessárias ao repouso das estruturas, realizar exercícios compensatórios (alongamentos) e sempre fazer o acompanhamento médico e fisioterapêutico.

SERGIPE SAúDE: Existe algum tratamento na fisioterapia para ARTRITE DA MãO?

DR. THIAGO: Existe sim: tratamento fisioterapêutico para antes, durante e após a instalação das seqüelas.

SERGIPE SAúDE: Qual o índice de melhora na fisioterapia das mãos em pacientes no estágio avançado da Lepra?

DR. THIAGO: A fisioterapia ira atuar mudando o perfil da doença, ou seja, contribuindo para reduzir o processo evolutivo do mal quebrando o ciclo de lesão nervosa ? déficit motor e incapacidades físicas. Além de poder identificar, prevenir e tratar as seqüelas como neurites agudas ? inflamação nos nervos, edema e alterações sensitiva e motora.

SERGIPE SAúDE: Considerações finais e novidades no campo da FISIOTERAPIA DAS MãOS.

DR. THIAGO: A Terapia da Mão é o tratamento que se baseia na avaliação e na aplicação de técnicas para prevenir a disfunção, restabelecer a função ou impedir a evolução de doenças que levem o indivíduo à incapacidade de usar adequadamente o membro superior nas atividades do dia-a-dia. Requer do profissional conhecimento aprofundado da anatomia e da biomecânica, entendimento das patologias e dos processos inflamatórios das lesões teciduais e sua evolução histológica e fisiopatológica. é uma das áreas de especialização para profissionais que atendem pacientes traumatizados ou que apresentam seqüelas osteoarticulares (Síndrome do Túnel do Carpo, Fraturas, Tendinite, entre outros), neuromusculares (Seqüelas de AVC) e seqüelas de queimaduras e se caracterizam pela intervenção precoce. Os terapeutas da mão atuam ao lado dos cirurgiões da mão e com eles promovem a recuperação funcional do membro superior.

Como novidades no tratamento é a utilização de órteses que são recursos integrantes da maioria dos casos. São muitas as vantagens em utilizá-las como: a possibilidade de iniciar a reabilitação precocemente, de retirá - la e colocá - la para fazer higiene, bem como reduzir o tempo e a freqüência do tratamento.

Enviado por: Dr(a). Thiago Santos Tavares , Fisioterapia
Data: 10/12/2010
:: Copyright © 2009. Sergipe Saúde. Todos os direitos reservados :::::: Administrador Senha